Translate

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O tempo é um rio que corre - Lya Luft



Há muito tempo eu queria ler um livro da Lya, olha a intimidade, mas é que sempre "nos encontramos" na coluna Ponto de vista, na Revista Veja. Já tinha até pego um outro livro dela, mas não li.
Este é o tipo de livro que você devora, não consegui largar de ontem pra hoje. Uma leitura fascinante, como eu suspeitava que seria... Lya escreve sobre um assunto real, mas que algumas vezes não nos apercebemos da existência dele, o sr. Tempo, do seu início na vida das pessoas e do seu final, a morte.
Gostei muito quando vi que a autora trata a morte como algo natural, não teve o receio de tocar no assunto, afinal pra que ter medo da morte se uma hora ela vem mesmo?
Lya discorre sobre as fases da vida com muita leveza. Das birras e questionamentos quando criança, dos descobrimentos da juventude, até das incertezas da maturidade e da velhice, quando tudo é possível, mas ela não elege uma melhor época de vida, para cada uma, ela acredita, existe o momento certo para se viver e deve se aproveitar isso e não querer viver a juventude na maturidade, ou a adolescência na velhice, a cada época o seu tempo.
Algumas frases do livro:

  • "Pois às vezes eu me sinto ainda tão eu-mesma-de-sempre, em qualquer momento da vida sendo apenas eu..."
  • "Encaramos o tempo como um conjunto de gavetas compartimentadas nas quais somos jovens, maduros ou velhos - porém só em uma delas, a da juventude, com direito a alegrias e realizações. Pois a possibilidade de ter saúde, planos e ternura até os noventa anos é real, dentro das limitações de cada período."
  • "Chovia forte, o que sempre me dá uma sensação de aconchego e permanência." (Esta sensação eu também vivencio.)
  • "Importa que eu acredite mais  na vida do que na morte, mais na presença do que na ausência: é o melhor que posso fazer por esses que, sem os perder, perdi."
  • "Nada será banal."

A vida nunca é banal, temos de vivê-la, afinal não temos outra escolha...

LUFT, Lya. O tempo é um rio que corre. Rio de Janeiro: Record, 2014. 141p.

Agora é com você: Ler ou não ler, eis a questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário